Diagnóstico Inicial:
O que os alnos sabem em todos os componentes curriculares
Antes de elaborar o
planejamento, é fundamental descobrir que conhecimentos a turma já tem e como
os estudantes resolvem diferentes problemas. Fazer sondagens e avaliações
diagnósticas periodicamente ajuda a elaborar boas estratégias. Mesmo nas
disciplinas ainda não ministradas aos alunos, é possível encontrar
conhecimentos prévios. Veja como propor atividades de diagnóstico em todas as
disciplinas
Em História no 6º ano,
comece pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe se
todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico. Leve quatro
trechos de documentos: a carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500), a Lei Áurea,
uma notícia nacional de poucos anos atrás e uma reportagem do jornal do dia.
Verifique se a turma compreende fatos recentes como parte deste
processo.pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe
se todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico.
Fica a sugestão de
diagnóstico para os anos subsequentes o tema "Café", presente em nossas vidas e importante na
história, na economia de nosso estado e do nosso país!
Entenda a Trajetória do CAFÉ na História
Entenda a Trajetória do CAFÉ na História
Nenhum comentário:
Postar um comentário