terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Diagnóstico Inicial: 

O que os alnos sabem em todos os componentes curriculares

Antes de elaborar o planejamento, é fundamental descobrir que conhecimentos a turma já tem e como os estudantes resolvem diferentes problemas. Fazer sondagens e avaliações diagnósticas periodicamente ajuda a elaborar boas estratégias. Mesmo nas disciplinas ainda não ministradas aos alunos, é possível encontrar conhecimentos prévios. Veja como propor atividades de diagnóstico em todas as disciplinas

Em História no 6º ano, comece pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe se todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico. Leve quatro trechos de documentos: a carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500), a Lei Áurea, uma notícia nacional de poucos anos atrás e uma reportagem do jornal do dia. Verifique se a turma compreende fatos recentes como parte deste processo.pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe se todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico.

Fica a sugestão de diagnóstico para os anos subsequentes o tema "Café",  presente em nossas vidas e importante na história, na economia de nosso estado e do nosso país!  

Entenda a Trajetória do CAFÉ na História



Nenhum comentário:

Postar um comentário